Answer:
3- Nós temos: é uma forma de referenciar o orador da frase e a éssoa que esta ouvindo o seu discurso. Em outras palavras, se refere ao pai e seu filho. Eles tem: É uma forma de referencias, de forma subentendida, outras pessoas que não estão presente, nesse caso, os membros da familia "pobre".
4. Surpreso, perplexo, pasmo, absmado, assombrado, admirado e espantado.
5. Para destacar o momento de fala dos personagens.
6. O emprego da vírgula tinha a intenção de separar o aposto e o vocativo das frases.
7. a) ( ) “— Eu vi que nós temos um cachorro em casa, e eles têm quatro.”.
Explanation:
3. Os pronomes "nos" e "eles" mostram a quem as frases se referem. Quando o orador da frase utiliza "nos temos", ele esta se referindo a si próprio e ao individuo que esta ouvindo o que ele tem a falar, ou seja, ele essa frase se refere ao pai e o filho. Entretanto, o pronome "eles", na frase "eles têm", refere-se a pessoas que não estão participando da cobersa, no caso os outros membros da familia.
4- Surpreso, perplexo, pasmo, absmado, assombrado, admirado e espantado, são sinonimos de “estupefato”. Sinonimos são palavras que tem o mesmo significado, por esse motivo podem substituir uma a outra sem modificar o significado da frase.
5. As falas dos personagens devem ser realçadas com sinais que as diferencie do restante do texto. No caso desse texto o sinal utilizado foram as aspas.
6- A frase “Muito boa, Papai!” apresenta a palavra "papai" como vocativo, o que traz a necessidade de separar essa palavras do restante da frase, utilizando uma vírgula. Já na frase “ Obrigado, pai, por me mostrar o quanto nós somos pobres...”, a palavra "papai" é um aposto e todo aposto deve ser separado por virgula.
7- A frase “ Eu vi que nós temos um cachorro em casa, e eles têm quatro.” apresenta a omissão da palavra cachorro, ao afirmar que "eles têm quatro".